Jul31

Como surgiu o Dia dos Pais?

+Banner diadospais

Está chegando o Dia dos Pais que, em 2014, se comemora no dia 10 de agosto. Mas você sabe como surgiu essa data? No Brasil, foi comemorado pela primeira vez no dia 14 de agosto. Ao contrário do que muitos pensam a data não surgiu apenas para fins comerciais. Ela foi criada em 1909, nos Estados Unidos, quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd quis mostrar ao seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho da sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John cuidou e criou todos sozinho, o que motivou a filha a homenageá-lo.

Sonora escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, para fazer a homenagem. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto. Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo.

Com informações de O Guia dos Curiosos.




Mais Lidos