Oct, 09
Banner outubrorosa

Brasília aderiu a campanha Outubro Rosa

Você já reparou que vários monumentos aqui de Brasília estão rosas? Trata-se da campanha Outubro Rosa, um movimento muito popular internacionalmente que remonta a última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura do câncer, realizada em Nova York, já em 1990.

Mas só em 1997 que entidades nos Estados Unidos começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando Outubro Rosa. Vários países aderiram ao movimento promovendo corridas, desfiles e, depois, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros ficaram iluminados com o rosa. No Brasil, a primeira iluminação foi feita no dia 02 de outubro de 2002 no Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

Aqui em Brasília, já no primeiro dia de outubro, foi possível ver o rosa nos monumentos da Esplanada dos Ministérios. Outubro Rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, onde estimula e instiga a atenção das pessoas para essa causa.